segunda-feira, 15 de agosto de 2011

JESUS É A PORTA; KARDEC A CHAVE - A Doutrina Espírita oferece a condição necessária ao entendimento das palavras de Jesus


“O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil.”
- Allan Kardec¹

Disse Jesus²: “E sou a porta; se alguém entrar por mim salvar-se-á.”
Não existissem as portas, não poderíamos passar de um compartimento a outro.   Mas, sem a chave...  
Estávamos presos na cela estanque da ignorância e, segundo Emmanuel, ali permaneceríamos sucumbindo de fome espiritual não fosse a Porta e a Chave que o Pai supremo nos concedeu em Jesus e Kardec...
Muitas e muitas vezes, Ele repetiu: “Quem tem olhos de ver que veja; quem tem ouvidos de ouvir que ouça”.   Isso, a priori pode parecer pleonasmo, mas não é, pois para quem não se contenta com análises ligeiras é de alto significado.   Na verdade, muitos dos conceitos lecionados por Jesus, atravessaram os séculos sem que as criaturas lhes percebessem o real significado.   Só agora, com as luzes ofertadas pela Doutrina dos Espíritos, e também com os esclarecimentos dos Espíritos Superiores, entre eles Emmanuel, Amélia Rodrigues, Joanna de Angelis, temos a condição necessária ao entendimento das palavras de Jesus em espírito e verdade.
Afirma Allan Kardec: “O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos homens a inteligência e a prática da do Cristo, facultando fé inabalável, esclarecida e raciocinada aos que duvidam ou vacilam”.
Hoje a Doutrina Espírita está ofertando “o pão e os peixes” do conhecimento para a multidão que, afaimada, se acerca...  Os famintos e sedentos de conhecimento encontramos nos nutritivos pastos do Espiritismo o alimento necessário para sossegar-nos as necessidades íntimas e ainda as sobras desse banquete continuarão, para sempre, a acalmar o apetite de toda a Humanidade!
Jesus é a porta do celeiro de bênçãos e luzes que até agora permanecia fechada para a multidão, contida pela ferrugem dos dogmas medievais ancilosados e pela crosta milenar dos interesses subalternos de líderes religiosos que se compraziam e ainda se comprazem em escravizar mentalmente os que se lhes submetem à sanha.
Porém, Kardec é a chave que descerrou de vez essa Porta aos desnutridos espirituais que somos todos nós que, a par do conhecimento da verdadeira essência dos ensinamentos de Jesus não mais sofreremos as angústias das incertezas e nem padeceremos de fome espiritual a que fomos condenados pelos maus dispensadores das verdades eternas.
“Eu Sou a Porta”; “Mais tarde virá o Consolador”!...  Ele sabia que a Porta não poderia dispensar a Chave.  Jesus e Kardec, portanto, apontam-nos a senda da fartura, abundância e plenitude, bem como a da felicidade sem mescla e da segurança sem limites e do conhecimento imarcescível...   Fome espiritual e alimentação inócua, nunca mais!

Rogério Coelho


1 - KARDEC, Allan. O Evangelho Seg. o Espiritismo. 129.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2009, cap. I, item 5.
2 - Jo., 10:9.

0 comentários:

Postar um comentário